quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dia da Árvore no Instituto Florestal de São Paulo


     Tivemos no dia 21 de setembro, no ex Clube de Tiro o evento em comemoração ao Dia da Árvore e já aproveitando pra comemorar a integração desta área ao Instituto Florestal, pois desde 1995 não houve a revogação da concessão. Depois tentarei obter maiores informações e postarei aqui. Terei que pegar as informações com o diretor do Instituto Florestal, pois não gravo muito bem de cabeça e ele sim!
  
                                                    Mais informações no site:
 http://www.observatorioeco.com.br/index.php/justica-sp-retira-clube-de-tiro-e-anexa-area-ao-horto-florestal/comment-page-1/#comment-1410

      Enfim, procurei na internet a história sobre o Dia da Árvore e não encontrei nada a mais que foi instituída na América do Norte, data e o decreto de criação aqui no Brasil, no ano de 1965.
      É legal sabermos o início das história, por isso postarei aqui.

     No Brasil, o idealizador dessa data foi um botânico sueco e naturalizado aqui chamado Alberto Loefgreen, além de ser idealizador desta data, foi idealizador do Parque Nacional de Itatiaia - RJ e diretor do Horto Botânico que hoje tem seu nome, situado na Zona Norte de São Paulo.
     O primeiro plantio em comemoração ao Dia da Árvore foi em Araras e as mudas foram produzidas no Horto Botânico, atual Parque Estadual Alberto Loefgreen.  Aposto que perceberam a importância deste nome pra preservação da vegetação no Brasil, príncipalmente na região sudeste.


    Estas informações abaixo foram passadas pelo Diretor do Instituto Florestal da SMA, como já citei algumas coisas, então aqui está apenas colada as informações que ele me enviou, estas fazem parte de um livro, provavelmente não tenham na internet.


DIA DA ÁRVORE – INFORMAÇÕES BÁSICAS
(Wenilton Luís Daltro)
·         O primeiro dia internacional da árvore se deu na Suécia em 1840; o Arbor Day americano ocorreu em Nebraska em 1872, por influência de Julius Sterling Morton;
·         Alberto Loefgren foi o idealizador do Dia da Árvore, propondo sua criação em 1901;
·         João Pedro Cardoso acatou a idéia e decidiu instituí-la em Araras, em 7/6/1902/
·         Coelho Netto foi o principal propagandista da Festa;
·         As mudas para a primeira Festa das Árvores saíram do Horto Botânico da Cantareira, avô do Instituto Florestal;
·         O Horto Botânico distribuía mudas para todo o estado; em 1910, chegou a distribuir 400 mil mudas;
·         Loefgren foi ainda o inspirador da criação do primeiro parque do país, o Parque Nacional de Itatiaia; Colaborou como botânico no livro “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, e traduziu para o português a obra “Meu Cativeiro Entre os Selvagens do Brasil”, de Hans Staden, considerado por Monteiro Lobato o primeiro livro sobre o Brasil;
·         A Festa das Árvores foi concebida para ser disseminada por todo o país, e é considerado o primeiro movimento ecológico brasileiro, e muito provavelmente o marco zero da educação ambiental no país, pois tinha a criança como seu principal veículo;
·         Trecho do texto “Arbor Day”, publicado no suplemento Revista da Semana:
“O Dia da Árvore também terá a mesma sorte, mas, como a locomotiva, ser-nos-á ele igualmente necessário e havemos de nos habituar a ele do mesmo modo e, ainda como a locomotiva, trazer-nos-à ele igual benefício. E com a vantagem maior de em vez de consumir as nossas belas e ricas florestas, como tem feito a locomotiva, ele nos há de restituí-las melhoradas.
Terá o Dia da Árvore, portanto, sorte de dar-nos o que a locomotiva nos tirou e fornecer ainda a esta mesma locomotiva o que necessita para ambos, de mãos dadas e unidas como irmãos, possam trabalhar no aumento constante do nosso progresso da grande pátria brasileira.
Eis o que fará o Dia da Árvore.”

     Estes itens além outras falas fizeram parte da abertura do evento do Dia da Árvore realizado pelo Instituto Florestal. Os dados acima foram repassados pelo Digníssimo Diretor do Instituto Florestal, o qual agradeço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário